domingo, 30 de novembro de 2008

Fanfarra solidária

Como só descarreguei minha máquina fotográfica ontem (e gostaria de ilustrar o post) o comentário vai ficar um pouco distante do acontecido, mas não queria deixar passar. Há umas duas semanas estava passando pelo Largo do Machado e escuto o som de alguns instrumentos de sopro. O som me chama atenção e chego mais perto para ver; a banda se chama Globenote. Assim como eu, outros curiosos se aproximaram e uma platéia se formou para ver a tal banda que, depois fiquei sabendo, estava ali, não apenas para se divertir, levar um som e quebrar um pouco a rotina dos passantes, mas também para ajudar na divulgação de uma ONG que trabalha com crianças de rua. O ritmo da fanfarra tocado por jovens franceses levou aos ouvidos dos passantes não só boa música como a história do importante
trabalho realizado pela ONG "Se Essa Rua Fosse Minha", localizada na Rua Alice, em Laranjeiras. O SERFM é fruto de um projeto idealizado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e tem a função de atender crianças e jovens em situação de rua. A partir de atividades artísticas, lúdicas e esportivas, dentre as quais destaca-se o circo, a ONG procura dar a esses meninos e meninas uma alternativa de vida. A opção pela linguagem circense como estratégia de reintegração social e autovalorização encontrou parceiros como o Cirque de Soleil e a ONG canadense Jeunesse du Monde.
Leia mais sobre a ONG aqui.

Nenhum comentário: